História da Loja Fênix

Um resumo da história da Loja Fênix de Brasília, construída com a colaboração de cada um dos IIrdo quadro, visitantes e fraternos amigos que, de alguma forma, abrilhantaram sempre nossos trabalhos.

As colunas da Loja Fênix de Brasília começaram a serem erguidas numa reunião informal de alguns Maçons no dia 12/09/1976, na residência do Maçom Berlando Nascimento Ledo, nesta cidade de Brasília/D.F., da qual resultou uma convocação a outros Maçons que tivessem interesse em participar da empreitada. Além do anfitrião, assinaram o comunicado os Maçons Raymundo Rodrigues Chaves, Nicolas Dimitri Hadjnicolaou, Juraci Farias, Geraldo Alencar, Ruy Bernardes Pereira, Vicente de Paula Figueiredo de Souza, Zorando Moreira de Oliveira e Octávio Camilo de Souza.

Já no dia 22/09/1976 os Maçons fundadores reuniam-se na sede do Grande Oriente do Brasil, decidindo que a Loja se chamaria Fênix de Brasília, seguiria o Rito Escocês Antigo e Aceito e que, por sugestão do Maçom Nicolas, usaria em seu estandarte a ave fênix na forma encontrada no Dracma, moeda grega. Por sugestão do Maçom Raymundo Rodrigues Chaves foi incluída no distintivo as palavras: Sabedoria, Equidade e Poder.

A primeira sessão da Loja foi realizada em 22/10/1976, na sede do Grande Oriente do Brasil, SGAS 913 – Brasília, D.F., com os vinte e um Maçons fundadores, quando foi declarado primeiro Venerável da Loja, por aclamação, o Maçom Vicente de Paula Figueiredo de Souza e toda a diretoria, composta por: 1º Vice-Presidente: Raymundo Rodrigues Chaves; 2º Vice-Presidente: Zorando Moreira de Oliveira; Procurador: Nicolas Dimitri Hadjnicolau; Secretário: Sandoval Severino dos Santos; Tesoureiro: Ruy Bernardes Pereira; Chanceler: Octávio Camilo de Oliveira Júnior. Foi designada a Comissão incumbida de elaborar o Estatuto de Loja recém criada composta pelos Maçons: Jorge Nassif Salomão, Zorando Moreira de Oliveira, Sandoval Severino dos Santos e Berlando Nascimento Ledo.

Transcrevemos abaixo a Ata da primeira sessão.