DIA

DO

GRANDE ORIENTE DO BRASIL

NO SENADO FEDERAL - BRASÍLIA

 - DIA DO MAÇOM -

 

                                         Como acontece todo ano, também nesta de 2005, acontecerá no Senado Federal, no próximo dia 19 de agosto, às 09:00 horas, em Sessão Solene, não deliberativa, para homenagear o DIA DO MAÇOM, solenidade esta que será transmitida para todo o Universo por meio da TV SENADO.

                                         Como nos demais anos, esta Sessão Especial foi possível por força do Requerimento nº 744/05, datado do dia 30 de junho do corrente ano, e de autoria do nosso Ir.'.Senador Mozarildo Cavalcanti, pertencente ao PTB de Roraima e também membro do nosso Grande Oriente do Brasil.

                                            O Senador Mozarildo Cavalcanti comunicou ao Soberano Grão-Mestre Geral do GOB, o Ir.'. Laelson Rodrigues, a aprovação e a designação do dia 19 de agosto de 2005, para a realização dessa homenagem à maçonaria brasileira, tendo o Soberano Grão-Mestre Geral Laelson Rodrigues, dirigido correspondência ao Grão-Mestre Presidentes da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - C.M.S.B, ao Grão-Mestre Presidente da Confederação Maçônica do Brasil - COMAB e das demais Potências maçônicas que desejarem comparecer e prestigiar esse evento.

                                                  O Presidente da COMAB, o Grão-Mestre do GOIPE Antonio do Carmo Ferreira, foi diretamente convidado por contato telefônico do nosso Soberano Grão -Mestre-Geral, Ir.'. Laelson Rodrigues, conforme notícias que recebemos do nosso Grão-Mestrado Estadual, o Em.'. Ir.', José Marcelo Braga Sobral.

                                                   O  dia 20 de agosto foi instituído pelo Grande Oriente do Brasil como sendo o DIA DO MAÇOM, conforme consta do art. 145 da sua Constituição Federal vigente, em face de ter-se a interpretação de que a sessão histórica realizada pelo Grande Oriente Brasílico (GOB), no 20º dia do 6º mês maçônico do Ano da Verdadeira Luz de 5822, corresponderia, oficialmente, à mesma data 20 de agosto,  data esta que seria a verdadeira data da proclamação da Independência do Brasil. Hoje, já se sabe que essa data (20º dia do 6º mês, não mais corresponde ao dia 20 de agosto). 

                                                    Essa data 20 de agosto fixada pelo GOB como sendo o Dia do Maçom, foi seguida pelas demais obediências maçônicas, a exemplo das Grandes Lojas e dos Grandes Orientes Independentes, vez que, como foram formados por Lojas dissidentes do GOB, utilizaram-se da mesma Constituição com adaptações para as novas realidades, para reger os seus destinos, as suas Lojas.

                                                       Conclamamos a todos os maçons brasileiros a assistirem esta Sessão Magna Solene do nosso Senado  Federal a realizar-se às 09:00 horas da próxima sexta-feira, dia 19 de agosto de 2005, pois teremos a oportunidade impar de ouvir Senadores que integram são OObr.'. da nossa Arte Real e trarão  a todos os que os assistirem, grandes ensinamentos maçônicos, inclusive, históricos, que muito contribuirão para o enriquecimento do nosso aprendizado, fazendo ajuste de conceitos e de opiniões que são desencontradas, mas que serão mostradas na sua íntegra e apoiados em fatos reais e incontestáveis.

SALVE 20 DE AGOSTO!!!!  VIVA A MAÇONARIA BRASILEIRA!!!

VIVA O GRANDE ORIENTE DO BRASIL, NO DIA QUE LHE É DEDICADO!!!

VOLTAR