À G\D\G\A\D\U\

A \ R \ L \ S \ Cavaleiros da Arte Real nº 3245

R\E\A\A\

Principal

Diretoria

Maçonaria

Textos

E\Colunas

Links

E-Mail

L\Visitas


As Dimensões do Templo Maçônico


Paulo K. Togame A\M\

Loja Cavaleiros da Arte Real Gob Curitiba

Trabalho apresentado em 03/04/00 E\V\



Após cumpridas as várias cerimonias da iniciação, ao neófito é dado a Luz, agora já não é ele, um postulante e nem um aspirante.

Quando da retirada da venda dos olhos do neófito, que acomodando a visão vê muitas coisas naquele instante dentro do templo, ainda que, sem detalhes sobre os inúmeros ornamentos e sua dimensão.

É interessante notar-se que a explicação sobre o Templo faz referências sempre a um lugar sagrado. Isto é dedicado a DEUS. A história nos informa que todos os povos, desde os mais primitivos aos mais evoluídos, sempre construiram templos destinados a homenagear seus Deuses, depositando ali suas oferendas, realizando sacrifícios e erguendo preces e orações. Ainda uma é de chamar atenção para o fato de ser considerado, qualquer Templo um lugar sagrado.

O Templo Maçônico é uma cópia muitíssimo modesta do Templo erguido pelo Rei Salomão em honra ao senhor. O templo que o Rei Salomão edificou ao senhor tinha : 60 (sessenta) côvados de cumprimento e 20 (vinte) côvados de largura de largura ( Reis 6-2). Côvados nome de medidas usadas na época, assim como pés, braças, palmo e etc.

Um côvado tem medidas variadas, sua equivalência segundo as antigas escrituras e outros livros variam entre 0,45 cm à 0,65 cm , e equivale na prática do cotovelo até a ponta do dedo.

A Maçonaria propõe-se a erguer templos morais a virtude e cavar masmorras ao vício. Como sabemos, a Maçonaria atual utiliza utensílios de construção simbolicamente.

As dimensões do Templo Maçônico não são fixas, desde que o quadrilongo que o forma possa ser dividido em três quadrados iguais e que sua largura seja, no mínimo um terço de seu cumprimento, seu teto deve ser bem alto, não só, para dar ventilação como também para dar maior amplitude.

Ex. Se um Templo tiver 60,00 metros de cumprimento, sua largura será de 20,00 metros e sua subdivisão será de 40,00 metros para o ocidente e 20,00 metros para o oriente.

A exigência de ter o quadrilongo que forma o Templo, o comprimento igual a três quadrados e a largura a um terço do comprimento é uma alusão ao mais importante número na Maçonaria, que é três.

Ex. Três são as viagens feitas na ocasião da iniciação, Três são os passos do aprendiz, Três são as colunas que sustentam a loja, Três é a idade do aprendiz, Três são as luzes da maçonaria e etc.

Filosoficamente, como ensina o nosso ritual, as dimensões são ideais, isto é, a sua largura do Sul ao Norte, o comprimento do Oriente ao Ocidente, sua altura da Terra ao Céu, sua profundidade da superfície ao centro da Terra.

Tais medidas, como se vê, equivalem à extensão do globo terreste, porque a Maçonaria é universal e o universo um Templo.


Templo


Lugar adequadamente decorado de símbolos e adornos, com mobiliário e espaço apropriado ao desenvolvimento de rituais, onde se reúnem os Maçons. Suas dimensões e disposições de seus elementos obedecem certos cânones, seu acesso se dá exclusivamente pelo Átrio via Pórtico, sendo cercado de toda segurança contra devassamento por profanos. O Templo, como símbolo, tanto representa o homem como o universo. A sua construção simbólica, no conjunto de seus emblemas, pode-se interpretar todos os mistérios maçônicos, que configuram o homem e ou Universo em sua dimensão supranatural.



Bibliografia:

Biblia Sagrada

Ritual de aprendiz do Grande Oriente do Brasil